Nando Montenegro lança EP RUMO e traduz poesia do cotidiano em música

Foto: Laryssa Gaynett

Montenegro lança EP RUMO e traduz poesia do cotidiano em música


O cantor, compositor e multi-instrumentista amazonense
Nando Montenegro lança seu primeiro EP solo, intitulado RUMO. Integrante da banda Batuc Banzeiro, o artista dá um passo marcante em sua trajetória ao reunir quatro faixas que misturam canção brasileira contemporânea, paisagens sonoras intimistas e aspectos sensoriais do cotidiano.


Composto pelas músicas Aos Avós, Xote do Desapego, Silêncio e Pro Interior, o trabalho funciona como uma viagem poética pelas memórias, raízes e afetos do artista. “RUMO me remete à busca, ao impulso de seguir numa direção. É sobre mistério, incertezas e descobertas, algo que dialoga muito com minha alma cigana, sempre em trânsito”, explica Nando.

Durante o processo de criação, o músico explorou elementos não convencionais: sacolas plásticas, tigelas de porcelana, pregos, água, folhas de papel e até a respiração — transformando-os em instrumentos musicais. O gesto reforça sua proposta de revelar a poesia que habita nas pequenas coisas.


“Essas músicas nasceram em diferentes momentos da minha caminhada e se conectam pela contemplação, pela presença e pelo aprendizado que busco cultivar”, afirma.


Colaborações e produção


O EP conta com participações especiais de João Paulo Ribeiro, mestre da percussão amazônica, e Neil Armstrong Jr., que assina arranjos e gravações de violão em duas faixas. A produção musical ficou a cargo de Lucas Cajuhy, parceiro de longa data de Nando e responsável também por trabalhos de nomes da cena manauara, como Uma Póvoas, Elisa Maia e Jambu.


“Lucas é uma mente muito criativa, já tínhamos trabalhado juntos nos discos do Batuc Banzeiro, e sabia que ele compreenderia a sonoridade que eu buscava para esse trabalho. RUMO é uma obra nossa”, destaca o artista.


Apoio


O Ep ‘RUMO’ é uma idealização do cantor e compositor Nando Montenegro, e conta com o apoio do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), que atua diretamente no fomento e democratização da cultura nos estados e municípios Brasileiros, do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Conselho Estadual de Cultura.


Foto: Laryssa Gaynett



Ficha Técnica


Direção Artística — Nando Montenegro 


Produção musical, Mixagem e Masterização — Lucas Cajuhy 


Violão (Aos Avós e Pro Interior) — Neil Armstrong Jr 


Baixo (Xote do Desapego) — Zito Serrão


Teclado (Xote do Desapego) — Lucas Mesquita


Guitarras (Xote do Desapego e Silêncio) — Lucas Cajuhy


Percussão (Aos Avós) — João Paulo Ribeiro


Voz, violão e experimentos sonoros (Xote do Desapego e Silêncio) — Nando Montenegro


Identidade Visual


Fotografia — Laryssa Gaynett


Designer/Adaptação Gráfica — Luiz.Studio


Edição de Vídeo — Nando Montenegro