Trilogia Tetsuo: o seu futuro é metal

por João Oliveira Melo |



Trilogia Tetsuo: o seu futuro é meta
l


“Tetsuo: O Homem de Ferro” (1989) é filme japonês de baixo orçamento enquadrado nos gêneros cyberpunk, body horror e surrealista. Dirigido pelo diretor japonês Shin'ya Tsukamoto e com trilha sonora composta por Chu Ishikawa, a obra toma como ponto de partida quando o personagem nomeado de Yatsu, também conhecido como o “Fetichista de Metal”, é atropelado por um automóvel, após surtar com as dores provocadas por vermes que comem sua pele. Isso tudo é consequência da introdução de um pedaço de metal, por parte do personagem, nos músculos da sua perna. O motorista que o atropelou é amaldiçoado. O Fetichista tem poderes de controlar e manipular metais, por isso o transforma de forma lenta e dolorosa em uma criatura de metal que perde o controle do seu corpo.

Com mais duas sequências do mesmo diretor, “Tetsuo: Body Hammer” (1992) e “Tetsuo: The Bullet Man” (2009) recontam o enredo, mas reescrevem os eventos do original com histórias em linhas do tempo menos fragmentadas, em imagens coloridas, novos nomes e características incorporadas aos personagens. A trilogia é inspirada em obras como a série de filmes japoneses do monstro Godzilla, produções como “Videodrome” (1983, direção de David Cronenberg), “Alien” (1979, dirigido por Ridley Scott) e “Evil Dead 2” (1987, dirigido por Sam Raimi).

O roteiro traz uma narrativa com elementos eróticos, hibridagem entre homem e máquina, cenas de violência e cortes rápidos de stop motion, interpretações sobre a ansiedade nos centros urbanos, o pavor das infecções sexualmente transmissíveis, as orientações sexuais reprimidas e os temores das tecnologias consumirem a humanidade do ser humano. O diretor é destaque no cinema cult e cyberpunk japonês e até influenciou artistas não japoneses, como David Fincher, Darren Aronofsky, Martin Scorsese, Trent Reznor, Quentin Tarantino e as irmãs Wachowskis.

Sequência de Tetsuo: Body Hammer


Devido à exposição de momentos repulsivos, a uma trilha sonora com sons de metal acolhidos por choques físicos e a uma edição com cortes rápidos, a narrativa pode causar nojo, náusea e desorientação para a maioria do público. O filme reflete um tema sempre presente: o medo do domínio das máquinas sobre os homens. É recomendado para uma audiência ou nicho interessado em horror extremo, surrealismo, filmes experimentais e criativos.



*Música do grupo americano Nine Inch Nails, inspirada em Tetsuo: O Homem de Ferro


*Colaboração do Trent Reznor com o diretor Shinya Tsukamoto para um comercial da MTV Japan na década de 1990.


Segunda colaboração de Trent Reznor e Shin'ya Tsukamoto, o tema do filme “Tetsuo: The Bullet Man”.

 

Fontes:


YouTube. Trent Reznor interview (1994) — audio only. [2012]. Disponível em: https://youtu.be/4IwIxiovt_I?feature=shared. Acesso em: 26 ago. 2025.


MYVIDEOSTORE.COM | THE ASK HOLLYWOOD INTERVIEW: PART 1. [2014]. Disponível em: https://web.archive.org/web/20140221213316/http://www.myvideostore.com/content/askhollywood/interviews/darren_aronofsky/index.html. Acesso em: 26 ago. 2025


BOSE, Swapnil Dhruv. Get to know Shinya Tsukamoto, the Japanese filmmaker Quentin Tarantino is obsessed with. London: Far Out Magazine, 2021. Disponível em:

https://faroutmagazine.co.uk/shinya-tsukamoto-japanese-filmmaker-quentin-tarantino-obsessed-with/. Acesso em 26 ago. 2025


JOVANOVIC, Milis. Providence, Newcastle upon Tyne: Horror DNA, 2009. Disponível em:

https://www.horrordna.com/features/tom-mes-interview. Acesso em: 26 ago. 2025


BALMONT, James. Cyberpunk icon Shinya Tsukamoto on his black sheep horror Hiruko the Goblin. London: Dazed, 2022. Disponivel em:




 João Oliveira Melo é natural de Recife. É aluno do sétimo período do Curso de Ciências Sociais (UFRPE).