Rock na Calçada comemora 10 anos de história com edição especial no Recife Antigo

 por Divulgação | 



Festival independente retorna à Rua da Moeda, nesta sexta-feira (19), para se colocar mais uma vez como palco da resistência roqueira pernambucana


Dez anos depois do seu início, o Rock na Calçada (RNC) está de volta e reafirma seu papel como encontro de experimentação e resistência do rock and roll no Nordeste brasileiro. Para celebrar uma década de existência, o festival retorna à Rua da Moeda, no Bairro do Recife (Recife Antigo), nesta sexta-feira (19), às 18h, com o propósito que o norteou durante uma década: dar espaço para atrações da música independente e fomentar novas gerações de roqueiros na Manguetown.

A programação do Rock na Calçada começa com show da banda Lodo Groove, seguida, às 19h, por Milton Raulino. Às 20h, é a vez dos Telefunkens assumirem o palco, abrindo caminho para a Rinha de MCs, às 21h. A noite segue com discotecagem às 22h40, preparando o público para o show de Gomes, às 23h. E na virada da meia-noite, o encerramento fica por conta da Ego Eris.

“O Rock na Calçada é, antes de tudo, uma reivindicação. É um festival que ocupa a cidade desde 2015, e neste ano relembra o quanto a Rua da Moeda continua sendo um importante pólo de difusão da cultura alternativa recifense. Ao mesmo tempo, dá voz à cena independente que mostra que existe e quer ser ouvida”, ressalta Du Lopes, coordenador do evento.

A arte desta edição é assinada pela artista pernambucana Penélope de Andrade, e  faz uma homenagem ao povo indígena Fulni-ô, de Águas Belas, “Reconhecida por preservar tradições e o idioma Yahtê, a nação Fulni-ô é reconhecida pela ilustração de Penélope, que por meio da expressão artística faz uma reverência à identidade, resistência e sabedoria desta nação”, afirma Du Lopes.


PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

A edição de celebração aos 10 anos do Rock na Calçada mantém seu formato participativo, e bandas e artistas independentes puderam concorrer a um lugar no line-up por meio de votação popular. O resultado, divulgado nesta terça-feira (9), teve como selecionado o grupo Ego Eris, que encerrará a programação.

“A gente tem uma programação definida por uma curadoria interna, mas também abrimos espaço para uma votação popular e escolha do público para nossa celebração dos dez anos do RNC”, ressalta Du Lopes.

ROCK NA CALÇADA — 10 ANOS

O festival nasceu com o objetivo de difundir a música autoral produzida em Pernambuco e no Nordeste, além de reverenciar nomes do rock nacional e internacional com apresentações gratuitas em espaços públicos.

A edição de 10 anos conta com apoio institucional da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura. Para acompanhar as novidades sobre o Rock na Calçada, acesse a página no Instagram @rocknacalcada.


Conheça as atrações dos 10 anos do Rock na Calçada na Rua da Moeda

Lodo Groove – Criada em 1996, no auge do movimento mangue, a Lodo Groove renasce após mais de duas décadas. A banda retorna com alfaias elétricas, guitarras percussivas e o pulsar urbano do manguebeat em versão atualizada, reafirmando a força da tradição reinventada e ressignificada pela cidade. O grupo se apresenta no palco do Rock na Calçada a partir das 18h.

Milton Raulino – Cantor, compositor e ator, Milton Raulino trilha desde 2016 um caminho entre teatro e música. Seus singles Suave (2023), Sem Perder (2024) e Comparsa (2024) marcam o início de uma trajetória que se amplia com o álbum Quem é do mar, ama, previsto para novembro. Sua performance une a canção brasileira a influências do pop eletrônico dos anos 70 e 80.

“Venho aqui para chamar todo mundo que curte a música pernambucana para curtir a edição dos 10 anos do Rock na Calçada, festival que é gratuito. Além de mim, que estarei apresentando meu show, tem uma galera massa na programação para fazer uma reverência à música independente”, convida o artista, que fará seu show às 19h.

Telefunkens – Fundada em 2024, a Telefunkens é um projeto instrumental que mistura afrobeat, funk setentista, jazz e samba-rock. O resultado é uma música vibrante e dançante, construída a partir da diversidade de trajetórias dos músicos, que já passaram por bandas de rock, metal, stoner, noise e manguebeat.

“A gente está muito empolgado de fazer parte dessa edição do Rock na Calçada. Vai ser nosso primeiro grande show em espaço aberto, na famosa Rua da Moeda, e garantimos que será uma noite muito especial”, ressalta Leo Garrido, guitarrista do grupo que se apresenta às 20h.

Gomes – Cantor e compositor pernambucano, Gomes faz seu show às 23h, uma mistura de música eletrônica com ritmos tropicais em produções que transitam entre brega, reggaeton, UK garage e funk. Revelado pelo selo Zelo Estúdio, foi destaque do RADAR Spotify Brasil 2024. O álbum Puro Transe marca sua estreia e consolida sua pesquisa sonora no diálogo entre Nordeste e mundo.

Ego Eris – Encerrando a noite, às 0h, a Ego Eris traz um mergulho sombrio nas ruas de Recife, com sonoridade que une post-punk, darkwave e psicodelia. Formada por Breno Romero (voz), Marc Nero (guitarra e voz) e Astroblack (baixo), a banda cria um universo particular, onde cadência e obscuridade se transformam em catarse coletiva.

Rinha de MCs

Às 21h, o microfone fica aberto para a potência do rap com a Rinha de MCs, reunindo nomes que fazem uso da palavra ritmada e poética, e acreditando na importância que todas as batalhas possuem dentro do cenário do Hip Hop brasileiro.

Fantasma – Artista original de Maceió (AL), reside em Pernambuco desde 2023 e construiu sua trajetória com letras de protesto e conscientização. Começou a cantar em 2007 e já se apresentou na Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Sua atuação vai além da música: foi redator e entrevistador de blog de rap, apresentador de rádio comunitária, articulador de audiências públicas, levou o Hip Hop às escolas e ajudou artistas a se profissionalizar com registro de direitos autorais, numa conexão profunda com sua essência de luta e cultura.

Vampira – Poeta de Igarassu (PE), a MC conquistou espaço nas batalhas de rimas com suas poesias impactantes e, aos 19 anos, fala sobre experiências pessoais e pautas urgentes, unindo emoção e denúncia. Seus versos certeiros e seu vínculo visceral com o rap a transformam numa artista que agrega intensidade, coragem e autenticidade.

Schnneider – Criado em Olinda (PE), inspirado por nomes como Cordel do Fogo Encantado, Tyler The Creator e Boogarins, começou sua carreira em 2012, destacando-se pelo freestyle em festas e batalhas de rua. Fez parte do coletivo Do Código Clã e hoje segue em carreira solo com DJ HTTP. Em 2017, lançou músicas de grande impacto no bairro Águas Compridas, como AC3: AM, e planejou seu mais recente EP Degradê. “É uma honra estar na line up do festival de dez anos do Rock na Calçada, trazendo a cena do Recife e do underground”, ressalta o MC.

Frenezzi – Nascido no bairro de Brasília Teimosa, no Recife (PE), o artista aborda em suas letras cotidiano, superação e vivências da sua quebrada, mesclando amor, festa e realidade. Começou em 2022, com paródias e freestyle, e financiou seu primeiro single com amigos. Sua discografia inclui singles como Diálogo (2022), Drip de Favela (2022), N!ke (2024), videoclipes como Fragmentado (2023), Nuvens Escuras (2024) e o EP Entre o Inferno & o Céu (2025). 

Dandara MC – Mulher preta e lésbica de Abreu e Lima (PE), Dandara MC iniciou sua carreira em 2018 com a música Por todas as Dandaras. Suas composições diversas abriram espaços em eventos como Expo Preta, Fenearte, Festival das Juventudes e Polo Hip-hop no Carnaval do Recife. Atualmente, prepara o lançamento do EP audiovisual Por todas as Dandaras, que reforça sua originalidade, carisma e compromisso com a visibilidade da cultura negra e LGBTQIA+ em Pernambuco.

Rock na Calçada - O festival nasceu com o objetivo de difundir a música autoral produzida em Pernambuco e no Nordeste, além de reverenciar nomes do rock nacional e internacional com apresentações gratuitas em espaços públicos. Nesta edição de comemoração dos 10 anos, o evento conta com apoio institucional da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura. 

SERVIÇO:
Festival Rock na Calçada 2025–10 anos
Sexta-feira (19), a partir das 18hs
Rua da Moeda, Bairro do Recife, Recife–PE
Gratuito
Mais informações: linktr.ee/rocknacalcada@rocknacalcada

Confira a programação do Rock na Calçada — 10 anos:

18h — Lodo Groove
19h — Milton Raulino
20h - Telefunkens
21h — Rinha de  MCs
22h40 — Dj
23h — Gomes
0h — Ego Eris