Coletivo Feminino Infinito celebra oito anos de arte, poesia e protagonismo


Coletivo Feminino Infinito celebra oito anos de arte, poesia e protagonismo

O coletivo Feminino Infinito comemora na próxima sexta-feira, 24 de outubro, seus oito anos de atuação com um sarau multiartista que valida seu compromisso com a valorização da mulher na arte e na literatura. O encontro celebrativo reunirá poesia, música, performances, leituras e dança, dando continuidade a uma trajetória iniciada em 2017, quando aconteceu o primeiro sarau no Teatro Garagem, na Vila Romana, em São Paulo.

Mediado por Paula Valéria Andrade, o evento seguirá um formato colaborativo: cada convidada terá cinco minutos de apresentação. A cada hora, haverá pausas de dez minutos para conversas informais, venda e troca de livros. 

Desde sua criação, o Feminino Infinito tornou-se um espaço itinerante de circulação da arte feita por mulheres, ocupando palcos diversos: bares, livrarias, feiras literárias, auditórios e espaços públicos como o jardim da Casa das Rosas e a Casa Jasmim, no Trianon. Além do aspecto artístico, o coletivo tem forte dimensão educativa, promovendo a formação de público, o incentivo à leitura e o protagonismo feminino na cena cultural.

Primeira coluna na vertical: Cecilia Furquim, Emanuella Soares e Camila Kohn | Segunda Coluna:Danielle Rosa, Flora Figueiredo e Helena Cerello
Terceira coluna: Ingrid Moradian, Laura Navarro e Maria Shu | Quarta coluna: Luciana Diogo, Luísa Micheletti e Nanete Neves

Com mais de 130 autoras reunidas em duas antologias, o coletivo criou um selo editorial próprio, que já marcou presença na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024 e na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro 2025. O projeto também tem se expandido internacionalmente: em 2025, publicou o livro 16 Poet(a)s = 8 + 8 Feminino Infinito, resultado de um intercâmbio literário entre escritoras do Brasil e da Nigéria, com apoio do programa Creative SP e InvestSP.

Em agosto deste ano, participou de uma mesa temática na Casa de Leitura e do Conhecimento, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), consolidando sua presença como movimento literário ativo e articulado no país.

A edição comemorativa dos oito anos contará com apresentações de:
Camila Kohn, poeta e cantora;
Cecilia Furquim, poeta;
Danielle Rosa, poeta e atriz;
Emanuella Soares, poeta e artista visual;
Flora Figueiredo, poeta e escritora;
Helena Cerello, escritora e atriz;
Ingrid Moradian, poeta;
Jô de Souza, poeta e percussionista;
Laura Navarro, poeta;
Luciana Diogo, poeta e escritora;
Luísa Micheletti, poeta e atriz;
Maria Shu, dramaturga;
Nanete Neves, escritora;
Paloma Klinsy, poeta e artista sonora;
Patrícia Vilela, atriz e dramaturga;
Paula Cohen, poeta e atriz;
Paula Valéria Andrade, poeta, escritora e artista audiovisual;
Silvana Salerno, escritora;
Suia Legaspe, atriz e diretora teatral;
Tieko Iri, escritora e artista plástica;
e Vanessa Carvalho, poeta e atriz.


Primeira coluna horizontal:Tieko Iri, Paloma Klinsy, Patícia Vilela e Paula Cohen
Segunda coluna: Paula Valéria, Vanessa Carvalho, Suia Legaspe e Silvana Salerno


Essas artistas formam o mosaico criativo que sustenta a força do coletivo, representando múltiplas linguagens e gerações de mulheres que encontram na arte um território de liberdade e expressão. Oito anos do Feminino Infinito representam a consolidação de um espaço de resistência, criação e partilha cultural.

Serviço

Onde: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Evento: Palavra falada: oito anos do coletivo Feminino Infinito Esta atividade integra o projeto Em Debate: Leitura e Letramento
Data: 24 de outubro de 2025 | 17 horas
Formato: Sarau multiartista com poesia, música, teatro, performances e feira de livros
Organização: Paula Valéria Andrade
Entrada: Gratuita