Lançamento do livro Carolina Maria de Jesus: contribuições para uma Teologia Negra Decolonial, de Carlos Rafael Pinto

 por Divulgação | 



Encerramento da série “Intérpretes do Brasil” destaca a força de Carolina Maria de Jesus em nova leitura teológica e decolonial


Evento presencial acontece no dia 3/11, às 19h30, e contará com lançamento do livro “Carolina Maria de Jesus: contribuições para uma Teologia Negra Decolonial”. Entrada gratuita


Academia Mineira de Letras (AML) encerra a série de entrevistas “Intérpretes do Brasil” com um encontro especial e presencial dedicado à escritora Carolina Maria de Jesus, uma das vozes mais potentes da literatura brasileira. O evento marca o lançamento do livro Carolina Maria de Jesus: contribuições para uma Teologia Negra Decolonial, de Carlos Rafael Pinto, e acontece no dia 3 de novembro (segunda-feira), às 19h30, na sede da Academia (Rua da Bahia, 1466 — Centro). Haverá, durante o evento, uma conversa com o autor, mediada pelo presidente-emérito da AML Rogério Faria Tavares (Cadeira 8), idealizador da série. A entrada é gratuita.

A obra de Carlos Rafael Pinto propõe uma leitura inédita de Carolina Maria de Jesus — autora de Quarto de Despejo — a partir das lentes da Teologia Negra e da decolonialidade, explorando como sua escrita e sua vivência expressam formas de resistência espiritual e política frente ao racismo estrutural. O lançamento encerra um ciclo de diálogos promovidos pela AML ao longo de 2024, reunindo escritores, pesquisadores e críticos literários em torno de grandes nomes da literatura brasileira, de Gregório de Matos a Itamar Vieira Junior, passando por Cecília MeirelesMário de AndradeGonçalves Dias e outros intérpretes fundamentais do país.



Idealizada e mediada por Rogério Faria Tavares, a série Intérpretes do Brasil teve como objetivo examinar a contribuição de alguns dos principais autores e obras da literatura brasileira para uma compreensão mais refinada sobre o país, sua formação, sua história e sua identidade. Composta por treze episódios, contando já com a entrevista sobre Maria Carolina de Jesus, a série foi transmitida pelo canal da AML no YouTube, quinzenalmente, e reuniu importantes pesquisadores e críticos literários de diferentes instituições. 

Os episódios, disponíveis gratuitamente, formam um amplo panorama da literatura brasileira. Os autores abordados nas entrevistas foram: Gregório de MatosGonçalves DiasMário de AndradeCassiano RicardoCecília Meireles Dias GomesOswaldo França JúniorJoão Ubaldo RibeiroIgnácio de Loyola BrandãoLuiz RuffatoChico BuarqueItamar Vieira Junior; e, agora, Maria Carolina de Jesus. Para Rogério Faria Tavares, “a intenção da série foi divulgar e destacar o trabalho de doze fascinantes artistas brasileiros, todos mobilizados por reflexões fundamentais sobre o Brasil — sua história, seu povo, seus desafios e suas complexidades. São leituras que abrem horizontes, que transformam”, comenta.

Com o encerramento da série, a Academia Mineira de Letras celebra um ciclo de diálogos sobre a literatura como espelho e intérprete da vida nacional, reafirmando seu compromisso com o debate crítico, o pensamento humanista e a difusão cultural. A escolha de Carolina Maria de Jesus para a edição final simboliza a potência das vozes que emergem das margens e transformam o modo de pensar o país.

SOBRE OS PARTICIPANTES

Rogério Faria Tavares é presidente-emérito da Academia Mineira de Letras, em que ocupa a cadeira 8 desde junho de 2016. Doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui Diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Madri. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e comendador da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, desde 2024.



Carlos Rafael Pinto é doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), atua como professor nas redes de ensino Santa Maria Minas e Monte Calvário. Possui artigos publicados em livros e periódicos científicos, e é autor dos livros: Um dia após: crônicas litúrgicas (Loyola, 2021), Barthes, Loyola e outros textos (Saber Criativo, 2023, em coautoria com Jonas Samudio).