Theatro Cinema Guarany retoma programação semanal com estreia de O Agente Secreto
O centenário Theatro Cinema Guarany, em Triunfo, no Sertão do Pajeú, volta a integrar de forma permanente o cotidiano cultural da cidade com a retomada de sua programação semanal de cinema. A nova fase tem início nesta quinta-feira (8), às 19h30, com a exibição de O Agente Secreto, mais recente longa-metragem de Kleber Mendonça Filho.
Gerido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), o equipamento cultural passa a oferecer sessões regulares ao longo do ano, consolidando-se como um importante polo de exibição audiovisual no interior do Estado. A iniciativa fortalece o acesso à sétima arte e reafirma o papel do Guarany como espaço de encontro, reflexão e fruição cultural no Sertão do Pajeú.
Segundo o administrador do equipamento, Bruno Santana, a retomada da programação é resultado de um processo contínuo de requalificação. “A retomada do Theatro Cinema Guarany acontece após três anos de investimentos do Governo de Pernambuco em melhorias na área de acessibilidade, segurança e equipamentos técnicos de ponta. Hoje o Guarany conta com uma plataforma de acessibilidade, sistema de climatização e equipamento de cinema de última geração para oferecer uma experiência única”, destaca.
Única sala de cinema da cidade, o Guarany assume papel estratégico na democratização do acesso ao audiovisual. Para Pedro Severien, responsável pela curadoria do espaço e também do Cinema São Luiz, a proposta é dialogar com públicos diversos. “A ideia da curadoria de filmes é priorizar o melhor do cinema popular brasileiro, sem prescindir das produções contemporâneas, com o intuito de mobilizar pessoas de todas as faixas etárias e grupos sociais”, afirma.
Programação com cinema brasileiro contemporâneo
Após a sessão de abertura com O Agente Secreto, a programação segue até o domingo (11), com títulos nacionais lançados recentemente. Na sexta-feira (9), às 19h30, será exibido O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro. Já no sábado (10), às 19h, entra em cartaz o documentário Luiz Gonzaga — Légua Tirana, de Diogo Fontes e Marcos Carvalho.
No domingo (11), a agenda começa às 14h, com nova sessão de Luiz Gonzaga — Légua Tirana, seguida, às 16h30, por uma reapresentação de O Agente Secreto.
Além das sessões regulares, o Theatro Cinema Guarany estará aberto para receber mostras, festivais, exibições especiais e atividades formativas, estimulando a participação de realizadores locais na construção da programação. A proposta busca fortalecer o audiovisual sertanejo e reafirmar o cinema como espaço público de diálogo e valorização da cultura brasileira.
![]() |
| Foto: Juana Carvalho | Secult PE |
Requalificação e investimento
A retomada da programação é fruto de investimentos realizados pela Fundarpe ao longo dos últimos três anos, que somam cerca de R$ 1,5 milhão. Entre as melhorias estão a instalação de projetor 4K, tela retrátil e sistema de som 5.1, além de nova cortina cênica. O espaço também recebeu adequações de acessibilidade, com banheiros adaptados e plataforma elevatória de acesso à sala de exibição, localizada no piso superior.
Serviço
Programação do Theatro Cinema Guarany
Praça Carolino Campos, s/nº, Centro, Triunfo–PE
(87) 3846-2919
theatrocinemaguarany@gmail.com
Quinta (8/01)
19h30 – O Agente Secreto
Sexta (9/01)
19h30 – O Último Azul
Sábado (10/01)
19h – Luiz Gonzaga – Légua Tirana
Domingo (11/01)
14h – Luiz Gonzaga – Légua Tirana
16h30 – O Agente Secreto


Redes Sociais