Festival Transforma celebra 26 anos do Anelo com shows gratuitos de Dudu Nobre e Wilson Simoninha

por Divulgação |

Fotos: Assessoria de Imprensa de Dudu Nobre e Pedro Marques (Simoninha)

Festival Transforma celebra 26 anos do Anelo com shows gratuitos de Dudu Nobre e Wilson Simoninha em Campinas


O Anelo, organização social que oferece aulas gratuitas de música na periferia de Campinas, celebra seus 26 anos com a realização da sétima edição do Festival Transforma, entre os dias 17 e 30 de maio. A programação especial contará com apresentações gratuitas de Dudu Nobre e Wilson Simoninha, artistas que estabeleceram vínculos com o projeto por meio de músicos formados na própria instituição.


Foto: Edis Cruz

Fundado em maio de 2000, o Anelo já atendeu cerca de 15 mil alunos ao longo de sua trajetória, oferecendo formação musical gratuita para crianças, adolescentes, jovens e adultos. A organização atua no Jardim Florence, região periférica de Campinas, e tem como missão promover desenvolvimento humano e social através da música. O projeto já levou apresentações de músicos ligados ao Anelo para países como Itália, África do Sul e China. Pela primeira vez, o Festival Transforma integra oficialmente as comemorações de aniversário da instituição. A abertura acontece no domingo, 17 de maio, às 9h, com show do sambista Dudu Nobre. A apresentação será precedida pelo grupo Mistura de Tempero, formado por músicos do Anelo, com repertório voltado ao choro. O convite para Dudu surgiu por intermédio do multi-instrumentista Romulo Felipe de Oliveira, primeiro aluno de saxofone da instituição e atualmente integrante da banda oficial do cantor em São Paulo.

A trajetória de Romulo se tornou um dos exemplos mais emblemáticos da transformação promovida pelo Anelo. Ingressando ainda adolescente no projeto, no ano 2000, ele passou de aluno a professor da instituição, ministrando aulas de diversos instrumentos e contribuindo inclusive para a construção do estúdio musical do espaço. Em 2019, após ser indicado para tocar com a banda de Dudu Nobre, passou a integrar oficialmente o grupo do sambista.


O encerramento do festival acontece no dia 30 de maio, às 10h30, com apresentação de Wilson Simoninha. A relação entre o artista e o Anelo começou em 2021, a partir do projeto Pretas & Pretos, iniciativa antirracista da organização que reuniu músicos negros para gravar uma releitura da canção Tributo a Martin Luther King, composta por Wilson Simonal, pai de Simoninha. A aproximação foi intermediada pelo trombonista Gláucio Santana, integrante do grupo e músico que já havia trabalhado com Simoninha anteriormente.


Além da releitura da música de Wilson Simonal, Simoninha também participou da gravação da canção autoral Carapuça, composta por Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Anelo. Após a abertura, o Festival Transforma seguirá com apresentações de grupos artísticos do Anelo e oficinas formativas voltadas principalmente aos estudantes da instituição. O evento também marca o início da atuação da nova diretoria da organização, composta por nove integrantes, sendo sete mulheres. A presidente é Cecília Helena Bomfim, ex-superintendente da Caixa Econômica Federal, que assumiu o cargo com o objetivo de ampliar parcerias e fortalecer a sustentabilidade do projeto.


Segundo Cecília, um dos principais desafios atuais do Anelo é ampliar a estrutura física e garantir a manutenção das atividades. Entre as metas estão a modernização de equipamentos, melhorias de acessibilidade, expansão das salas de aula e apoio para transporte de alunos que vivem mais distantes. “O festival ajuda a dar visibilidade ao trabalho e revela a potência do projeto”, afirma.


O Festival Transforma 2026 conta com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.



Programação – Festival Transforma – Anelo 2026

Instituto Anelo: Rua Vicente de Marchi, 718 – Jardim Florence – Campinas


DATA: 17/05/2026 (domingo)
HORA: 9h
Apresentação  – Dudu Nobre no Anelo (Abertura: Mistura de Tempero)
Palco Externo
*Evento é gratuito, mas é necessário retirar ingresso na secretaria do Anelo


DATA: 23/05/2026 (sábado)

HORA: 9h | Sede Anelo - Palco Externo

Apresentação – Hermera Guitar Quartet 


HORA: 10h30 | Sede Anelo - Palco Externo

Apresentação – Prática de Banda Pop&Groove

DATA: 25/05/2026 (segunda-feira)

HORA: 16h | Sede Anelo - Auditório

Oficina de Voz e Ritmo, com Renata Alves


HORA: 19h30 | Sede Anelo - Palco Externo

Apresentação – Anelo6teto com Piapara e Bzoro


DATA: 26/05/2026 (terça-feira)

HORA: 15h | Sede Anelo - Auditório

Oficina de Regência, com Marcos Ribeiro


HORA: 18h30 | Sede Anelo - Palco Externo

Apresentação Orquestra Anelo recebe Sintia Piccin


DATA: 27/05/2026 (quarta-feira)

HORA: 18h30 | Sede Anelo - Palco Externo

Workshow - Anelo6teto


DATA: 29/05/2026 (sexta-feira)

HORA: 8h | Sede Anelo - Palco Externo

Oficina de Composição e Poesia, com Punka


HORA: 9h | Sede Anelo - Palco Externo

Apresentação Coletivo Mulheres


HORA: 15h | Sede Anelo - Auditório

Workshow - Guilherme Lamas


DATA: 30/05/2026 (sábado)

HORA: 9h30 | Sede Anelo - Auditório

Oficina Processo de Criação e Contação de Histórias com Priscila Corilow


HORA: 10h30 | Sede Anelo - Palco Externo

Apresentação: Pretas&Pretos recebe Wilson Simoninha


HORA: 11h30 | Sede Anelo - Palco Externo

Apresentação: Combo e Coral Anelo