Ana Calzavara debate a exposição Desenredo com os filósofos Pedro Duarte e Luiz Camillo Osorio na MMM Galeria

Ana Calzavara | Foto ana Paula Amorim

Encontro gratuito acontece nesta quinta-feira (5) e discute a experiência do olhar em tempos de excesso de imagens.

A Maneco Müller : Múltiplo Galeria (MMM Galeria) promove, nesta quinta-feira, 5 de novembro, às 18h30, um bate-papo entre a artista visual Ana Calzavara e os filósofos Pedro Duarte e Luiz Camillo Osorio. O encontro acontece em torno da exposição Desenredo, segunda individual da pintora paulista na galeria, e tem entrada gratuita.

Desenvolvida após uma temporada de dois meses em Lisboa, a mostra reúne pinturas a óleo inéditas que investigam a maneira como percebemos as imagens em um cotidiano marcado pelo excesso de estímulos visuais. A partir de paisagens e cenas observadas na capital portuguesa, a artista apresenta composições fragmentadas, nas quais formas e referências se sobrepõem, criando jogos entre presença e ausência, continuidade e ruptura.

A exposição parte de uma inquietação: como recuperar a atenção e fazer uma imagem permanecer em nossa memória diante da velocidade com que consumimos informações?

“Quero provocar o espectador para olhar o mundo de uma forma diferente da que estamos acostumados”, afirma Ana Calzavara, que busca estabelecer uma relação mais duradoura entre o público e suas pinturas. Com texto crítico assinado por Pedro Duarte, Desenredo também aborda as incertezas do presente e a dificuldade de compreender um mundo atravessado por transformações constantes. Formada em Artes Visuais pela Unicamp, Ana Calzavara possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Poéticas Visuais pela ECA/USP, além de especialização em pintura em Londres.

A exposição permanece aberta à visitação até 21 de novembro, com entrada gratuita.

Foto: Gabi Carreral

SERVIÇO

Conversa com Ana Calzavara, Pedro Duarte e Luiz Camillo Osório

Exposição: Ana Calzavara I Desenredo

Data: 5 de novembro, quinta-feira

Horário: 18h30

Período da exposição: de 8 de outubro a 21 de novembro

Local: Maneco Müller : Multiplo Galeria

Horário da galeria: de segunda a sexta, das 10h às 18h30 (sábados, sob agendamento)

End: Rua Dias Ferreira, 417/206 - Leblon – Rio de Janeiro

Tel: + 55 21 2294 8284 | +55 21 2042 0523 (WhatsApp)

Entrada franca

www.multiploespacoarte.com.br