Meu ser-tão, por Adilbênia Machado

por Taciana Oliveira__


Na seção Fotogramas desta semana trazemos os registros fotográficos de Adilbênia Machado, realizados entre os meses de abril e julho de 2020, em Pau Preto, Município de Parambú, localizado aproximadamente a 400 km de Fortaleza. na região do Inhamuns, próximo a divisa com o Estado do Piauí. As imagens revelam a fauna e a flora da região sob o olhar afetivo de Adilbênia:
Sou Adilbênia Freire Machado,
Filósofa do encantamento, tecida pelo sertão! A ancestralidade é minha guia...
Nasci em um fim de tarde, bem quando o sol estava partindo, em uma quarta-feira... Meu pai, Chico Dimas, diz que quando nasci quando ele “tava tocando fogo no mundo”, diz, também, que é por isso sou fogo. Vim ao mundo pelos braços de minha Mãe Chica e pela força de minha Mãe Ivone... Meu nascimento já traz a marca da filha do vento, de raios e trovões. Fogo!
Sai do mato (mas, o mato nunca saiu de mim, assim diz minha mãe) aos 15 anos para estudar na capital... me graduei em Filosofia, fui morar em terras baianas onde conclui mestrado em educação estudando filosofia africana, voltei pro Ceará e me doutorei pesquisando os saberes ancestrais femininos na filosofia africana, o ser-tão que há em cada uma de nós...
Sou movida pela natureza... o tempo me encanta. A ancestralidade me guia, cuida e cura!
Essas fotos são oriundas de olhares do / no meu sertão (Abril a Julho)... Meu ser-tão em tempos de Pandemia! Há mais de 20 anos não ficava por tanto tempo nessas terras dona do meu nascimento... é hábito caminhar por onde ando fotografando, tentando capturar a beleza do mundo, da natureza... é uma terapia! E em tempos de Pandemia é um compromisso com o mundo: levar beleza pelas redes em meio ao caos... um cuidado ancestral!
Axé!















_______________________________________
Adilbênia Freire Machado é Doutora em Educação (UFC), Mestra em Educação (UFBA), Bacharela e Licenciada em Filosofia (UECE), participa da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negr@s),  ANPOF - GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana NACE (Núcleo das Africanidades Cearenses),Pesquisa Filosofias Africanas; Filosofias da Ancestralidade e do Encantamento; Metodologias e Currículos Afrorreferenciados; Saberes Ancestrais Femininos mediando as Filosofias Africanas; Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira.



                                                                                                 ***

Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.