Laudelinas, Número 2

por Rebeca Gadelha e Taciana Oliveira __



O oito de março ficou conhecido, internacionalmente, como o dia da mulher e, em alusão a data, foi lançada a primeira edição de Laudelinas: publicação batizada em homenagem à Laudelina de Campos Melo, mulher negra, filha de escravos e criadora do primeiro sindicado de domésticas do Brasil, em 1936. Porém, a primeira edição não tratava de flores e homenagens como muitos dos cartazes da época - não - a publicação foi ao mesmo tempo denúncia e provocação ao abordar o feminicídio, questões de gênero e classe, sob o olhar atento de mulheres cis e trans, indígenas, negras e brancas, de todo o Brasil. Mulheres que se valeram da arte em sua diversidade para expressar a indignação, o medo, a força e a potência que é ser mulher no país que está entre os cinco que mais matam mulheres (cis & trans) no mundo.

Assim, Laudelinas retorna como revista como forma de reunir as vozes das mulheres Brasil afora, retorna como forma de nos reafirmarmos como protagonistas de nossas próprias histórias e para ressignificar o que entendemos por revista feminina: uma revista feita por mulheres para todxs que quiserem ouvi-las. Para esta edição buscamos falar sobre questões que transpassam e perpassam a vivência das mulheres sem, entretanto, focar em um específico.

Rebeca Gadelha

Nesta edição o Mirada efetiva a publicação da revista Laudelinas como um "suplemento" de  periodicidade trimestral. A nossa proposta é impulsionar e fomentar o diálogo sobre o universo feminino em sua pluralidade de existência/resistência. A cada nova edição abriremos uma chamada pública, onde selecionaremos artigos, contos, poemas, crônicas, ilustrações e fotografias produzidos por mulheres cis e trans.

Taciana Oliveira




ORGANIZADORAS

Taciana Oliveira

Rebeca Gadelha


DESIGN & DIAGRAMAÇÃO

Rebeca Gadelha


CAPA

Deborah Dornellas


ILUSTRAÇÕES

Deborah Dornellas

Larissa Alecrim

Rebeca Gadelha


FOTOGRAFIAS

Débora Anacê

Kamila Ataíde


PARTICIPANTES

Inês Campos

Juliana Maffeis

José Honorato NETA

Adriane Garcia

Chris Hermann

Liliane Ripardo

Célia Martins

Inê Gonzaga

Argentina Castro

Wanda Monteiro

Lidiane Ferreira

Clique aqui para fazer o download.


Rebeca Gadelha nasceu no Rio em agosto de 1992, cresceu em Fortaleza, na companhia dos avós. Geógrafa sem senso de direção, artista digital, é apaixonada por animes, mangás, games e chá gelado. Tem medo de avião e a única coisa que consegue odiar de verdade é fígado. Foi responsável pela diagramação, ilustrações e concepção visual em Manifesto Balbúrdia Poética: 80 tiros (CJA Editora), Coordenação, Designer e ilustrações em Laudelinas (Editora Nada Estúdio Criativo), Organização e Conceito Visual na coletânea A Banalidade do Mal (Selo Editorial Mirada), participa da publicação Paginário (Editora Aliás). Atualmente escreve para as revistas do Medium Ensaios sobre a Loucura e Fale com Elas sob o pseudônimo de Jade.  




Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.