Com paixão à equidade | Dias Campos

 por Dias Campos__

 

Enterro, Candido Portinari

E não é que, conforme escreveu Platão (Protágoras), o objeto deste Concurso Literário foi uma das enviadas por Zeus à Terra, quando o senhor do Olimpo compadeceu-se do caos em que viviam os mortais, após terem recebido o fogo que Prometeu roubara de Hefesto?

É que, muito antes de Ulisses ter saqueado a sua primeira cidade, Pudor, a divindade que representa a dignidade humana, e Dice, a deusa da Justiça, tiveram que baixar a este vale de lágrimas a fim de pelejarem pela nossa educação.

            Em outras palavras, nas do Detentor da Égide, aqueles valores supremos devem ser distribuídos aos homens igualmente, “pois as cidades não poderão subsistir, se o pudor e a justiça forem privilégio de poucos”.

            Nesse sentido, eu pergunto: Sendo esse valor universal, qual a porcentagem de seres humanos que podem afirmar verem a sua dignidade respeitada?

            O conjunto é amplo demais? Não tem problema. Vou reduzi-lo

Que tal?... o nosso amado Brasil? Pois bem, refaço a pergunta: Quantos de nós, brasileiros, podemos afirmar vermos realmente respeitada a nossa integridade?

Pois é, amigo leitor, não basta termos erigido a dignidade humana a núcleo essencial dos direitos fundamentais, como quis a nossa Constituição Federal de 1988, pois, como bem vaticinou Camilo Castelo Branco, “A dignidade, quando a paixão lhe sái do rosto, agacha-se, e deixa-se sovar aos pés,...”

Só que eu não quero ver sovada a minha dignidade; nem a dos meus irmãos em Humanidade!

Daí que conclamo o povo brasileiro a nos imbuirmos da paixão a que se referiu o poeta, a fim de lutarmos, cada qual no meio em que melhor atua, para que a dignidade humana seja estendida para todo o território nacional; e deste, para o mundo inteiro!

Eu lutarei por meio da literatura.

E você, leitor amigo, de que modo nos ajudará?


 


Dias Campos
- Destaque Literário 2020, concedido pela Mágico de Oz; Embaixador da Literatura, título concedido pela Corte Brasileira de Letras, Artes e Ciências-COBLAC, 2020; Ambassadeur Honneur et Reconnaissance aux Femmes et Hommes de Valeur, título concedido pelas Luminescence Académie Française des Arts, Lettres et Culture – Literarte, 2020; Destaque Cultural 2019; Destaque Social 2019; Embaixador da Paz; e Comendador da Justiça de Paz, com a Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa “O Água de Haia”, os quatro títulos conferidos pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos – OMDDH, 2020; Prêmio Internet Coblac – Corte Brasileira de Letras, Artes e Ciências, 2020; Destaque Literário no 32º (2020) e no 28º (2018) Concurso Literário de Poesias, Contos e Crônicas, promovido pela Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras a Palavra do Século 21 – ALPAS – 21; ganhador do Troféu Destaque na 7ª Edição do Sarau Musical Cultural, 2019; Menção Honrosa no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes – 2019; Selo Destaque do mês de agosto, conferido pelo site Vozes da Imaginação, 2017; autor do romance A promessa e a fantasia (Promise and fantasy), ambas as versões em Amazon.com.br, 2015; “Embajador de la Palabra”, título concedido pela Asociación de Amigos del Museo de la Palabra, 2014; 2010; autor do romance As vidas do chanceler de ferro, Lisboa: Chiado Editora; Colunista do Jornal ROL; do (atual) site Cultura & Cidadania; do Portal Show Vip; e do (atual) portal Pense! Numa notícia; autor de diversos textos literários; autor e coautor de livros e artigos jurídicos.