Carros vermelhos no Recife | Anthony Almeida

 por Anthony Almeida__

 


 Cartão-postal Paraná•Cart/Dicol nº 11 - Vista parcial do centro de Recife - Coleção Anthony Almeida


Quando decidi que voltaria ao Recife, fiz duas coisas. Já, já eu conto. Antes, é importante saber que, durante sete anos, morei longe do Recife e, ainda mais importante, longe de Pernambuco. Isso implicou estar longe dos meus pais, da nossa casa e do nosso chão-natal. Isso implica, ainda, estar longe dos meus pais, da nossa casa e do nosso chão-natal.


Decidir não é realizar. É um passo importante para que se realize, mas ainda não é. Estou em São Paulo, ainda. Vivo numa cidade do extremo oeste, ainda. Pernambuco, Recife e Caruaru, minha casa, ainda são lugares de desejo e de lembrança. Minhas vivências estão fincadas na terra de Presidente Venceslau, que recebeu minhas raízes, antes presas nas nuvens que perambulavam entre o Atlântico e o Agreste.


Durante a distância, senti e sinto saudades. Ouvi e ouço canções de gente pernambucana ou sobre Pernambuco. Criei uma lista de músicas com duzentas e cinquenta toadas, já velhas e cansadas, de tanto que se repetiram. Crio mentalmente, sempre que as ouço, mais dois, doze, duzentos acréscimos à lista, mas freio. Permaneço com duzentas e cinquenta mesmo. Gosto que se repitam, ainda que a repetição demore, para que eu cante junto. Duzentas e sessenta e duas ou quatrocentas músicas seriam boas, mas se repetiriam menos.


Querer voltar para um lugar que já foi seu é desejar a repetição, é ter a esperança de que a familiaridade com as ruas, os sotaques e os sabores farão do retorno um futuro cheio de belas tardes de domingos azuis; farão do reencontro um gosto em ver, e saber, que há de tudo o que há no mundo em sua terra. Querer voltar para um lugar que já foi seu é ter a esperança de que o caminho de possibilidades, apenas tateadas no passado, serão puras lambuzeiras no futuro.


A saudade joga um pano eufêmico na realidade. Idealiza-se. Idealiza-se muito. Mas eu quero trocar o toque diário do despertador, que acordou muitas das minhas manhãs paulistas com um "maluco por Pernambuco. Eu podia viver lá, mas lá, lá vou eu ficando por cá, São Paulo", na voz de Tom Zé, em Capitais e Tais, pelo mantra, urrado, "Pernambuco embaixo dos pés e minha mente na imensidão", na garganta de Chico Science e nos batuques da Nação Zumbi, em Mateus Enter.


Uma das coisas que fiz, depois que decidi que voltaria, foi notar que precisaria encaixotar minha biblioteca e minha coleção de cartões-postais. Organizei, contei, enfileirei. Ainda não guardei; o tempo certo não chegou, ainda. Para celebrar a decisão, escolhi um postal e um livro. O segundo para leitura, o primeiro para marcar as páginas. Na obra, uma elegia e dez digressões sobre o encaixotamento duma biblioteca – não saberia de leitura mais ideal para a ocasião. Na paisagem de papel, antiga, o Recife, o Rio Capibaribe, uma avenida inundada de Fuscas vermelhos.


Muitos Fuscas. Contei vinte e um, depois de perder a conta algumas vezes. Acho mesmo que sejam vinte, já que um deles, atrás de um poste, pode muito bem ser um Chevette. De certeza, nove sabidamente são Fuscas, sem pestanejo. É na paisagem postal que está a segunda coisa que fiz, que farei. Contarei, no meu novo Recife, em meu primeiro dia, quantos carros vermelhos verei na paisagem. Serão menos de vinte-vinte e um, talvez sejam menos de nove. Mas eu quero ver, quero contar, quero ter a certeza de saber quantos serão, de dizer quantos são.

 

Presidente Venceslau. Março, 2022.

 



Anthony Almeida é professor e cronista. Nasceu em Caruaru/PE e reside em Presidente Venceslau/SP, onde leciona. Pesquisa a Geografia Literária, escreve e estuda a crônica brasileira. Atualmente é cronista do Jornal Tribuna Livre e da Revista Mirada. É doutorando em Geografia, pela UFPE, editor adjunto da RUBEM – Revista da Crônica, e colecionador de cartões-postais. Contato: anthonypaalmeida@gmail.com