Entre crônicas e borboletas: escrever com Rubem Braga?

 

com Anthony Almeida__






                       
Não é certeza que crônica seja realmente um gênero literário genuinamente brasileiro, como alguns defendem, mas ninguém duvida de que seu mestre maior entre nós é Rubem Braga. Desde sua época até os tempos atuais, a prosa do ‘velho Braga’ é referência para quem envereda pelo vasto e amigável território da crônica. 


Esta oficina propõe uma imersão na obra desse autor único, trabalhando com uma seleção de suas crônicas (entre elas A Borboleta Amarela, O Amor e Outros Males e As Boas Coisas da Vida), num passeio pelas suas inspirações e técnicas sutis, para realizar atividades práticas de leitura e produção de textos. Voltada para pessoas iniciantes e iniciadas na escrita literária, incluindo discussões em grupo e feedback individualizado por e-mail, a oficina explora núcleos temáticos (‘A vida e seus arredores’ e ‘Do noticiário ao caderno íntimo’, por exemplo), que servem de estímulo à discussão das crônicas de referência e à escrita dos participantes.


Datas

12 de julho a 2 de agosto, quartas


Horário

19h30 às 21h30


Plataforma

Zoom


Inscrições: clica aqui







Anthony Almeida é professor, escritor, editor-adjunto da Rubem – Revista da Crônica e desenvolve atualmente pesquisa de doutorado em Geografia Literária na UFPE sobre o tema ‘Dos lugares ao mundo vivido-escrito: leituras e escritas na crônica brasileira’. É autor do livro Um Pé Lá, Outro Cá (Aboio, 2023) e cronista da revista Mirada.