Histórias da Boa Vista - Oficina gratuita de teatro oferece um novo olhar sobre a cidade do Recife

 por Divulgação__



                       
Histórias da Boa Vista  -  
Oficina gratuita de teatro oferece um novo olhar sobre a cidade do Recife


De um a 10 de abril, as ruas do centro do Recife viram palco para arte e novos olhares com uma oficina teatral gratuita oferecida para jovens e adultos, a partir de 16 anos, com experiência ou não em teatro, que tenham interesse em criar por meio de aulas de interpretação, introdução ao teatro documentário e elementos visuais do espetáculo. Tendo como tema as histórias do bairro da boa vista e possibilitando a elaboração de um exercício cênico a ser apresentado ao público, os participantes contarão com 10 encontros, totalizando uma carga horária de 40 horas, e tanto as aulas quanto a apresentação são acessíveis em libras.

“Eu amo o centro do Recife. Tem um clima de quem foi abandonado sem grandes explicações”. Depois do isolamento social decorrente da pandemia de COVID19 nós e a cidade ainda estamos nos reerguendo e isso é perceptível nos espaços vazios deixados por lojas que não existem mais e pela mudança de dinâmica da cidade entre 2020 e 2023, por exemplo. Mas permanecemos, nós e a cidade. Uma forma de nos reapropriarmos do espaço e das nossas narrativas é a criação artística. O documentário se apresenta como um caminho frutífero nesse retomar, como um espaço de experiência e encontro por meio do qual se pretende falar sobre a nossa localidade e as nossas transformações.

A oficina, que conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo Recife, pretende possibilitar a formação de novos artistas e de público, além de possibilitar o (re)encontro dessas pessoas com o bairro da Boa Vista, estabelecendo pontes entre participantes e cidade no garimpo de narrativas sociais para a construção artística. Essa é uma oportunidade de resgatar e celebrar um dos bairros mais centrais da cidade, estimulando o contato com a linguagem teatral e introduzindo aos participantes a vivência das metodologias de criação documental. 


Sobre os ministrantes:


Analice Croccia (aulas de interpretação): Recifense, moradora da boa vista, artista de teatro, professora e produtora que se interessa por pesquisar processos criativos e coletivos. Mestranda da pós-graduação de Artes cênicas (UFRN).


Domingos Jr (aulas de elementos visuais da cena): multiartista oriundo de Paudalho-PE.  A cidade é ponto de estudo para criar elementos cênicos e compreender as relações sociais.


Natali Assunção (aulas de introdução ao teatro documentário): artista e comunicadora. Pernambucana na ponte Olinda-Recife, ama subjetividades e explorar territorialidades. Atualmente é doutoranda em Estudos Contemporâneos das artes (UFF)


Serviço:

Histórias da Boa Vista – Oficina Teatral sobre as poéticas do real

Quando: 01.04 à 10:04 // Local: no Espaço Pasárgada (Rua da União, 263)

Aulas gratuitas // Inscrições: Inscrição "Histórias da Boa Vista - Oficina teatral sobre as Poéticas do Real" (google.com) 

Público-alvo: Jovens e adultos a partir de 16 anos. A oficina oferece a presença de intérpretes de libras

Ministrantes: Analice Croccia, Domingos Jr e Natali Assunção

Incentivo: Lei Paulo Gustavo Recife

Realização: Analice Croccia

Produção: Pollyana Cabral