A Geografia Afetiva das Cidades | Manuela Piame

 por Manuela Piame__


Still frame Porto - Flying By



O projeto intitulado A Geografia Afetiva das Cidades representa uma tentativa profundamente pessoal e introspectiva de explorar as paisagens emocionais de quatro cidades que desempenharam um papel significativo para construção da minha identidade e formação profissional: Londres, Porto, Rio de Janeiro e Recife.


A proposta deste projeto consiste em transformar gravações de vídeos, textos, desenhos e fotografias desses locais em um registro que transcenda as fronteiras das recordações e se manifestem como pequenas obras de arte, denominadas aqui como videoarte. Serão produzidos quatro videoartes, com duração aproximada de dois minutos cada, concebidos para exibição em formato digital.


Em uma tentativa de desafiar as noções convencionais de representação de espaços, os experimentos buscam estabelecer recortes particulares, mediante imagens que valorizem as texturas e estimulem uma linguagem sensorial, por meio do uso um pouco distorcido de uma gramática audiovisual mais tradicional, como, por exemplo, não respeito muito as passagens entre planos gerais, médios e close-up para construção de uma história, a filmagem que privilegia as sensações. A intenção é desenvolver uma relação entre ambiente (mundo exterior) e afetos (tentativa de uma interpretação do olhar do artista sobre o que o cerca), explorando como diferentes paisagens urbanas podem provocar respostas distintas para as inspirações artísticas. Uma experiência entre espaço, tempo e criação, como resultado ideal deste ensaio, estimo resgatar a confiança como artística, reencontrar seu olhar criativo ao revisitar a minha própria trajetória.


Still Frames de Porto - Flying By e London - Passing By


Os materiais empregados para realização das videoartes, além dos equipamentos técnicos como câmera, laptop, softwares de edição, mídias digitais, também terão um conteúdo produzido com papel, tinta, aquarela, canetas e fotografias, uma captura mais intimista e tangível que almeja experimentar a essência que cada cidade, de modo que possa ser assimilada por quem assistir os vídeos. A criação das obras será por meio de uma imersão nos ambientes, nas memórias e sentimentos, voltando a cada uma dessas quatro cidades, vivenciando-as esteticamente e registrando o quê desperta a criatividade.




Esta experiência conta com a participação de quatro profissionais colaboradores: Taciana Oliveira: diretora e editora, Joana Poltronieri: diretora audiovisual e diretora de fotografia na cidade do Porto, Eduardo Duarte: professor Pós-Doutor que auxiliará na pesquisa teórica e Vitório Pimentel: design gráfico, além da empresa: Zest Artes de Comunicação, responsável pela exibição dos vídeos no canal do YouTube da empresa e a divulgação do projeto nas redes sociais, como Facebook e Instagram.







Manuela Piame - Diretora, Produtora e Roteirista. Paraibana radicada no Recife, nasceu em 1986. Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco – curso de Rádio e TV. Atua como diretora, produtora cultural e roteirista. Filmografia: Cecília – Projeto Filhas de Lilith (2011); Deserto (2011); Elevador (2009); Fragmentos(2009).