Literatura & Libras

por Mirada__



O Projeto Literatura & Libras é uma iniciativa da escritora e tradutora-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Liliana Ripardo em parceria com a geógrafa e artista digital Rebeca Gadelha. A ideia surgiu devido à uma lacuna que existe dentro da língua de sinais: que é a falta de material traduzido e interpretado dentro do mundo literário. “Os surdos não leem português” diz Liliana “Eles podem compreender algumas palavras, se pegarmos um cardápio como exemplo, temos aqui ‘empadão’, automaticamente nós ouvintes (leitores) sabemos de que um empadão é feito ou logo perguntamos qual sabor, já os surdos ao verem a palavrão ‘empadão' perguntam “o que é?”. Os surdos não compreendem o português como nós ouvintes, que é uma língua no qual tudo está escrito, a língua deles é outra: é a dos sinais, é uma língua como qualquer outra mas que tem suas singularidades” Assim, Liliana começou a pensar em uma forma de tornar a literatura, principalmente a de escritoras e escritores locais, acessíveis para a comunidade surda. A forma encontrada foi a de gravar vídeos traduzindo e interpretando poemas, poesias e textos curtos – em vídeos de até 1 minuto – e disponibilizá-los através da rede social Instagram pelo IG @senhorita_ly. Os vídeos possuem legendas, a fim de que pessoas que não sejam surdos compreendam o que está sendo interpretado. A gravação e edição dos vídeos ficou a cargo de Rebeca, que tem no audiovisual uma paixão “Quando a Lili me falou do projeto, achei maravilhoso, com um potencial imenso para quebrar barreiras.” Relembra Rebeca “percebi que não sabia nada sobre língua de sinais. Por exemplo, não fazia ideia que surdos não liam. 


Liliana Ripardo


Pensamos um pouco e chegamos ao formato atual: como não entendo língua de sinais, leio o poema/texto enquanto Lili o interpreta. Durante a edição, uso o áudio para colocar as legendas e depois o removo. Não faz sentido ter sons visto que nosso foco é público surdo.” Outra curiosidade sobre o projeto é que é sempre preciso ter contato com @ autor@: "A língua de sinais é muito literalexplica Liliana "e a poesia quase sempre é justamente o oposto, também cada pessoa pode ter uma interpretação do poema. Então, mesmo que eu entenda o poema de uma forma, preciso conversar constantemente com @ autor@, para que saiba o que ele – ou ela – quis dizer com aqueles versos, com aquele uso de palavras e assim transmitir o sentido mais próximo durante a interpretação." Atualmente o Literatura & Libras conta com 13 vídeos produzidos, embora sejam postados apenas um por semana, as sextas-feiras “estamos indo com calma, queremos primeiro mostrar para os escritores que existe esse público e que é possível ter acessibilidade” diz Lili. O projeto tem também parceria com a Aliás Editora, que é pioneira no Estado trazendo a interpretação simultânea durante o lançamento de algumas de suas obras. 
_______________________________________________

[sobre o último dia D ]– poema de Mailson Furtado



_______________________________

Liliana Ripardo, nascida no início dos anos noventa, na cidade de Fortaleza/CE, filha mais nova de uma família humilde, moradora de periferia, orgulha-se de quem se tornou. Crescida, decidiu atrevidamente aprender a Língua Brasileira dos Sinais e a paixão pela LIBRAS virou profissão. Define-se como uma menina-mulher que tem na leitura um amor antigo. Escrever é seu abrigo – e aliado – em meio ao caos que lhe permeia. Adora tomar uma boa xícara de café acompanhada de “dois dedos de prosa”. Permanece em mudança, pois acredita na evolução de seu ser.


_____________________________

Rebeca Gadelha nasceu no Rio em agosto de 1992, cresceu em Fortaleza, na companhia dos avós. Geógrafa sem senso de direção, artista digital, é apaixonada por animes, mangás, games e chá gelado. Tem medo de avião e a única coisa que consegue odiar de verdade é fígado. Foi responsável pela diagramação, ilustrações e concepção visual em Balbúrdia, participa da coletânea Paginário, publicada pela Editora Aliás. Atualmente escreve para as revistas do Medium Ensaios sobre a Loucura e Fale com Elas sob o pseudônimo de Jaded.